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Aplicações
Aprovação de reparos
A shearografia pode ser utilizada para aprovação de reparos compósitos aplicados em tubulações. Nas imagens acima, o Reparo A não apresentou defeitos nas análises com shearografia, sendo aprovado. O Reparo B apresentou diversos defeitos nas imagens de shearografia, sendo reprovado.
Após as análises realizadas com shearografia, ambos reparos foram removidos. O Reparo A (aprovado pela shearografia) foi retirado em 2 horas de trabalho, apresentando boa aderência. A parede do duto abaixo do Reparo A não apresentou nenhum ponto de corrosão. O Reparo B (reprovado pela shearografia) foi removido em 15 minutos, apresentando aderência ineficaz. A parede do duto abaixo do Reparo B apresentou diversos pontos de corrosão.
Localização e dimensionamento de defeitos
A shearografia é capaz de determinar a localização dos defeitos e realizar o dimensionamento dos mesmos. O dimensionamento é fundamental tanto para acompanhar a evolução do defeito quanto para a avaliação do inspetor de manutenção quanto à necessidade de remoção ou não do reparo.
Na imagem acima, dectecção de um furo em uma tubulação reparada com material compósito. O equipamento da BAWSF detecta e dimensiona o furo na parede metálica, mesmo abaixo do reparo compósito e do tamponamento (também visível na imagem). Isso é importante para avaliação da evolução das dimensões do furo ao longo do tempo.
Acompanhamento da evolução dos defeitos
Tão importante quanto detectar e dimensionar os defeitos, é realizar o seu monitoramento ao longo do tempo. Na imagem da esquerda, foram detectados defeitos nas regiões próximas à borda do reparo. Na imagem da direita, a evolução nas dimensões dos defeitos após processo de envelhecimento.
Análise do modo de falha
A técnica pode ser utilizada para análise do comportamento do reparo durante a falha. Na figura acima, uma tubulação metálica com furo, reparada com material compósito, foi submetida a teste hidrostático. Na imagem da esquerda, é possível identificar o furo abaixo do reparo. Na imagem da direita, a falha do reparo, onde é possível observar o caminho do fluido do furo até a borda do reparo.
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